Lei de Engel
Lei de Engel
1) Alves -250 + 80 + 100 + 50 + 20 = 500€
Brito - 510 + 130 + 260 + 190 + 310 = 1400€
Cunha - 800 + 300+ 620 + 650 + 900 = 3270 €
Damásio - 1200 + 700 + 1200 + 2100 + 2800 = 8000€
1) Alves -250 + 80 + 100 + 50 + 20 = 500€
Brito - 510 + 130 + 260 + 190 + 310 = 1400€
Cunha - 800 + 300+ 620 + 650 + 900 = 3270 €
Damásio - 1200 + 700 + 1200 + 2100 + 2800 = 8000€
2) O coefeciente orçamental, é calculado pelas, (Despesas em cunsumo alimemtar a dividir pelo total das despesas em consumo vezes 100. Despesa em consumo/ total das despesas em consumo) x 100
calculos feitos no grafico a cima.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1LXvOfhll89XyO2OLXocazm1SP1auNC9aoZiSZhTABxc/edit?usp=sharing
4 - No quadro podemos observar na família Alves por ter menos rendimento, gasta menos em lazer e mais em alimentação, já na familia Damáio tem mais rendimento, acaba por gastar mais no lazer e menos em alimentação o que mostra e prova a lei de Engel.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/15j4t2dZXrKNYo2YKHxmbuEQM1i5FiEE28xDIBxPr3g0/edit?usp=sharing
6 - Analisa o gráfico que construíste no ponto anterior.
As somas dos coeficianetes orçamentais daram sempre 100%, apresentanto a respectiva estrutura do consumo. A Lei de Engel a médida que o rendimento aumeta, a proporção do consumo destianda à alimentação diminui, enquato o peso dos não alimentares aumenta.
De 1995 a 2007, de acordo com a lei de engel, o rendimento dos portugueses aumentou porque o peso da aliemntação caíu 2,7pp (15,7% - 18,4%).
De 2007 a 2009, de acordo com a lei de engel, o rendimento dos portugueses caíu porque o peso da aliemntação aumentou 0,7pp (16,4% - 15,7%)
7 - Refere como o consumo varia com os seguintes fatores extra-económicos:
a) Estrutura etária dos agregados familiares;
b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
c) Moda;
d) Publicidade;
e) Cultura;
A)
Estrutura etária dos agregados familiares são a idade das pessoas que compõem um agregado familiar afetando os padrões de consumo de cada um. Pois uma famílias mais jovens tem mais vontade de gastar mais em lazer, tecnologia e entretenimento. Enquanto as famílias com membros mais velhos (idosos) tem como tendencia ter despessas (investimento) em saúde e bens de grande duração ou resistentes.6 - Analisa o gráfico que construíste no ponto anterior.
As somas dos coeficianetes orçamentais daram sempre 100%, apresentanto a respectiva estrutura do consumo. A Lei de Engel a médida que o rendimento aumeta, a proporção do consumo destianda à alimentação diminui, enquato o peso dos não alimentares aumenta.
De 1995 a 2007, de acordo com a lei de engel, o rendimento dos portugueses aumentou porque o peso da aliemntação caíu 2,7pp (15,7% - 18,4%).
De 2007 a 2009, de acordo com a lei de engel, o rendimento dos portugueses caíu porque o peso da aliemntação aumentou 0,7pp (16,4% - 15,7%)
7 - Refere como o consumo varia com os seguintes fatores extra-económicos:
a) Estrutura etária dos agregados familiares;
b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
c) Moda;
d) Publicidade;
e) Cultura;
A)
B)
Estilos de vida saudáveis e conscientes tem impacto significativo no consumo de produtos e bens. Mas também o estilo de vida do consumidor do dia-a-dia muda conforme a cultura e moda no ano. Como por exemplo, a popularidade e consumo de alimentos fast-food são cadavez mais consumidos pela cultura dos consumidores de 2024,mas pode ser substituída por opções mais saudáveis (como alimentos “light” ou orgânicos). Além disso, o aumento da prática de desportos radicais ou atividades ao ar livre pode aumentar da procura crescente por equipamentos e roupas específicas para os desportos
C)
A moda influencia diretamente no consumo, a moda tem tendências em vestuário, acessorios e decorações. O desejo da pessoa tem roupas de marcas, tapetes de pele verdadeira para exaltar seu dinheiro, e com o passar dos anos vai aumentando de década em década.
D)
A publicidade tem um papel fundamental a criar influencias aos consumidores para terem desejo de comprar ou possuir-o. As campanhas e publicidades mais fortes ou marcantes conseguem mudar a metente de um consumidor fazendo ele ir atras do produtor.
E)
A cultura de um país pode fortemente influenciar no consumo e habito.Em algumas sociedades, o consumo de certos produtos pode estar ligado a tradições ou rituais, enquanto em outras, há uma maior aceitação de produtos de outras culturas. Produtos relacionados a festivais e celebrações (por exemplo festas de aniversario) influenciando diretamente a distribuição do orçamento familiares.
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