Produção e processo produtivo

1. Indica os ramos de actividade apresentados pelas Contas Nacionais portuguesas de acordo com a classificação de Colin Clark.

A classificação de Colin Clark divide a economia em três grandes ramos de atividade: primário, secundário e terciário, organizados de acordo com o tipo de atividades e o nível de desenvolvimento dos países. A metodologia é utilizada frequentemente para análise económica e é aplicada nas Contas Nacionais Portuguesas, que se desdobram em: primeiro lugar Setor Primário: Envolve atividades ligadas à exploração direta dos recursos naturais. Em Portugal, isso inclui: - Agricultura, produção animal, caça; - Silvicultura e exploração florestal e Pesca e aquicultura.

2. Aponta três ramos de actividade considerados:
a) indústrias ligeiras; Alimentares, de vestuário e calçado.
b) indústrias pesadas; Indústrias metalúrgicas e cimentos.
c) indústrias modernas; indústria farmacêutica, informática e telecomunicações.
d) indústrias tradicionais; Como as alimentares, de vestuário, a metalurgia

3. Calcula a produtividade dos sectores I, II e III em 1995 e em 2009. Justifica a alteração da estrutura sectorial do emprego ao longo deste período, e refere o cenário mais plausível da sua evolução após 2009.

A alteração da estrutura setorial do emprego ao longo do tempo ocorre devido a transformações econômicas, tecnológicas, sociais e culturais que afetam a maneira como os recursos e a mão-de-obra são distribuídos entre os setores. No caso dos setores primário (agricultura, pesca, mineração), secundário (indústria, construção) e terciário (serviços), observa-se uma tendência comum em economias em desenvolvimento e é o desenvolvimento, que explica por que o emprego passa a concentrar-se cada vez mais no setor terciário. O cenario mais plausível para a mudança de sectores após 2009 é a manutenção do movimento do sector primario (I) a perder emprego para o sector terciario (III), com isso a evolução do país vai aumentando. 

4. Constrói um gráfico ilustrativo da questão 3. (PREVIEW) e comenta-o. (HELP)

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-FwCMio4WhuqPD0q3VWyd7PoDDevbRuzmfLxPF9hDi0/edit?usp=sharing 



 Utilizando a Nominal labour productivity per person employed (ESA 2010) (no EUROSTAT) de 2012 a 2023 (Ficheiro de ajuda), constrói no GoogleSheets e comenta um gráfico com os 5 países indicados, Portugal e 4 países contrastantes (2 mais pobres e 2 mais ricos).

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1mE3aucteGULi5QJgGABW8pSSKR97XWvWF8bTeZkiiBU/edit?usp=sharing

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produtividade de 5 países