Lei dos Rendimentos Decrescentes - Correção
1. Explica os seguintes conceitos:
- combinação dos factores produtivos cada linha da tabela corresponde a uma dada combinação de K com L, da qual resulta dada produção- função de produção as várias linhas da tabela são uma forma de representar a função de produção. Também poderia ser uma expressão matemática
- factores de produção K e L
- complementaridade dos factores É necessário K e L, para produzir
- substituibilidade dos factores L tem sido frequentemente substituído por K
- o número óptimo de trabalhadores A curto prazo - O número óptimo de trabalhadores corresponde à máxima produtividade marginal (a partir da qual haverá rendimentos decrescentes porque um dos factores produtivos é fixo) note que após a PMg atingir o seu máximo, decresce... forçando a PMédia a decrescer também.
2. Distingue o curto prazo do longo prazo tendo em vista a produção.
A curto prazo só o trabalho é factor produtivo variável, mas a longo prazo define-se como o suficiente para mudar todos os factores produtivos.
3. Enuncia a lei dos rendimentos decrescentes.
A partir de um certo ponto obtemos cada vez menor produção adicional à medida que acrescentarmos doses adicionais de um factor, mantendo fixos os restantes.
4. Define:
- Produto Marginal/Produtividade Marginal O Produto Marginal - ou produtividade marginal - de um factor de produção é o produto adicional gerado por 1 unidade adicional desse factor, mantendo os restantes factores constantes.
- Produto Médio/Produtividade Média O Produto Médio - ou produtividade média - é igual à produção total dividida pela totalidade de unidades do factor de produção.
5. Preenche a tabela que se encontra aqui, e constrói um gráfico que ilustre a relação entre a Produção Total, o Produto Marginal e o Produto Médio. Publica o link do ficheiro.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1quMScwfqOHYKyRMGL94_XG5TH7BreW13bsEi3F-qqiI/edit?usp=sharing
https://docs.google.com/spreadsheets/d/e/2PACX-1vRBA7vfA6xWq-k3rvW5XbbkTY7fKP3I6ESLhJHbyxYefVNjIm-W_-mvr-cxKNHnztf6Cwv2O3dKxTw_/pubchart?oid=1966950136&format=interactive
6. Observando a tabela construída no ponto anterior.
a) Interpreta a linha correspondente ao trabalho = 3; A combinação L=3 com K=15 resulta na produção de 140 toneladas de Y. Em L=3 a PMg atinge o seu máximo, correspondendo ao nível óptimo de trabalhadores, que igualmente maximiza a PMédia.
b) "Quando o produto marginal é decrescente, o produto médio também decresce". Justifica. Verdadeiro. se o último trabalhador acrescentar menos que o anterior, a produção média decresce como a lei fala.
c) Identifica a coluna que expressa a lei dos rendimentos decrescentes. Na coluna da PMarginal, a partir de certo ponto, obtemos cada vez menor produção adicional à medida que acrescentarmos doses adicionais de um factor, mantendo fixos os restantes.
Comentários
Enviar um comentário